Seja Bem Vindo, 06 de Dezembro de 2023

Prefeito de Paranatinga, Marquinhos do Dedé, adere ao programa de Mapas de Gerenciamento e Planejamento Estratégico do TCE-MT, visando o crescimento e desenvolvimento do município

Publicado: 18/10/2023 ás 16:08:00

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) entregou, nesta quarta-feira (18), os Mapas Estratégicos do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) de mais de 100 municípios. O documento oferece diretrizes de longo prazo para a elaboração de políticas públicas e desenvolvimento socioeconômico. 

 

Marquinhos do Dedé, prefeito de Paranatinga, esteve presente na entrega dos Mapas. O município é um dos que aderiram ao projeto de desenvolvimento socioeconômico visando um futuro cada vez melhor mediante as perspectivas de crescimento com a evolução do agro e a chegada de novos investimentos, o município não poderia ficar de fora dessas estratégias  oferecidas pelo TCE MT.

 

Iniciado em 2022 pelo presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o GPE conta hoje com 118 municípios adesos, abrangendo 90,5% da população mato-grossense, que é beneficiada com estratégias para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, segurança, economia e assistência social. 

 

Isso porque, a ferramenta considera as especificidades de cada região e estabelece eixos para a evolução contínua destes setores nos próximos 12 anos. “Este é o projeto de maior relevância da nossa gestão, diretamente vinculado à uma nova visão institucional, voltada à orientação, ao desempenho, à colaboratividade e à efetiva prestação de serviços ao cidadão”, diz Novelli. 

 

Os mapas distribuem os objetivos de cada gestão em perspectivas como: sociedade, processos internos, aprendizado, crescimento e finanças. Além disso, neles, poderão ser analisadas as características locais. 

 

Com a entrega, o TCE-MT também avança rumo ao cumprimento de outra meta: elevar a gestão pública de Mato Grosso ao patamar de referência nacional. Para tanto, nos últimos dois anos o órgão vem oferecendo cursos e consultorias, bem como, disponibilizado softwares e demais instrumentos necessários à sua execução. 

 

Para Novelli, este é um passo decisivo para a implantação da cultura do planejamento, o que fará com que os municípios acompanhem a evolução de Mato Grosso, estado que mais cresce no país. “Estamos dando exemplo de que, para além de planejar, é preciso atingir a meta, às vezes reprogramar, mas sempre a implementar”, afirma.

 

 

 

Fonte: COM TCE-MT


Veja as Fotos