Seja Bem Vindo, 20 de Maio de 2024

Prefeitura Municipal faz entrega de Material Didático Complementar-MDC para escolas municipais

Publicado: 25/03/2024 ás 15:53:00

A Prefeitura de Paranatinga por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou a entrega do Material Didático Complementar-MDC de Alfabetização, do Programa Alfabetiza MT, do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que será utilizado pelos alunos e corpo docente do 1° e 2° anos do ensino fundamental da rede pública.
Por ser um material complementar, não substituirá o uso do material didático adotado pelas redes e tem como função exclusiva de auxiliar o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade dos estudantes, com atividades que alfabetizam pela perspectiva do letramento, organizado pela utilização na rotina pedagógica.
Mais de 1000 kits serão entregues para estudantes paranatinguenses. O quantitativo de kits são: 326 estudantes do  1° ano e 340 para os estudantes  do 2° ano, além dos exemplares para os professores, com orientações sobre o uso do material e caderno de monitoramento da aprendizagem dos alunos.
O MDC se apresenta de forma atrativa para os estudantes. “O material veio ao gosto da criança e também para contribuir com a melhoria os resultados da alfabetização. Todas as crianças têm o direito de uma alfabetização na idade certa, para isto, elas necessitam do estímulo e do uso de materiais e práticas que promovam o incentivo da leitura e da escrita.
O Alfabetiza MT visa o desenvolvimento do aluno em todas as etapas da educação básica, com ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e da melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.
O MDC objetiva contribuir com o trabalho do professor, proporcionando metodologias para um processo de ensino estruturado. Aos estudantes o material busca assegurar a Alfabetização e o Letramento de forma a garantir a aprendizagem com equidade, respeitando a regionalidade do nosso estado e garantindo as competências e habilidades a serem alcançadas nesses anos de escolarização. Para Elizabeth Marques, coordenadora municipal do Alfabetiza MT, “o momento da entrega é de grande importância e representa um avanço na Educação. O programa está há 3 anos em vigência no município. Em anos 2023, alunos do 1° e 2° anos receberam os materiais e este ano, estamos com o diferencial, pois recebemos os livros do Mais Infância para 
os professores da Educação  Infantil que terão um material didático para contribuir no planejamento diário. Aprimorando a  qualidade nas práticas pedagógicas em sala de aula, ampliando o  estímulo da aprendizagem das crianças".
A Coordenadora Regional Profª Drª Claudia Leite Brandão lembrou que, dentro desse processo, existe na SEDUC um plano de "Educação 10 Anos", voltado especificamente para melhorar a Rede Pública de Ensino. O plano , resume-se em colocar o Estado de Mato Grosso, nos próximos 5 anos, entre as dez melhores Educação do país. Resultado que só será  possível por meio da adesão firmada entre Governo do Estado e Prefeituras.
E ao analisar os dados obtidos pelo município de Paranatinga podemos afirmar que os índices são crescentes, isso mostra que o trabalho que tem sido desenvolvido, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, Alfabetiza MT,  gestores escolares e docentes, segue uma direção certa, por isso, é preciso continuar incentivando a leitura a escrita das crianças, juntamente, com a formação  e valorização dos profissionais da educação para enriquecer ainda mais o trabalho desenvolvido.


Veja as Fotos