Seja Bem Vindo, 31 de Janeiro de 2023

Publicado: 14/12/2022 ás 15:37:00
Autor: Claudeir Novais
Fonte: Claudeir Novais

O Projeto Recicla Verdinho iniciado em 2021 em Paranatinga, através da Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, tem obtido resultados que tem impactado positivamente o Meio Ambiente.

Ao longo do projeto, foram destinados para reciclagem mais de 140 mil embalagens de material de limpeza, pet, tetra pak e latinha de alumínio.

A reciclagem é uma importante ferramenta para redução dos resíduos acumulados em aterro e descartados em locais inadequados trazendo prejuízos ao meio ambiente e a saúde pública, a geração de resíduos é algo inevitável, mas como esta geração vai afetar a vida da humanidade é um fato possível de ser controlado. Ao reinserir um resíduo no ciclo de transformação do material para novamente ser utilizado, evitamos com que o mesmo contamine solo, corpos de água, prejudique fauna, evite a exploração de mais matéria prima, economize energia entre outros benefícios. O Projeto Recicla Verdinho colabora de forma importante na criação de uma sociedade participativa e responsável com o processo de preservação da vida, contribui no cuidado e prevenção a poluição e a qualidade de vida em comunidade, esclarece a Secretária de Meio Ambiente Camila Guedes.

O projeto consiste na criação de uma moeda social denominada “Verdinho” que é troca por materiais recicláveis coletados pelos alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais 03 de Maio, Teles Pires e Rui Barbosa. Esta moeda é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis adquiridos na Feira Municipal da Agricultura Familiar.

O projeto é de autoria da empresa Capital Consultoria e Treinamentos e surgiu no município de Campo Verde em 2020 e hoje é realizado em cerca de 21 municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aproximando da marca de 1 milhão de recicláveis desde o início do projeto.

É um projeto sustentável, protege o Meio Ambiente e faz com que os alunos tenham consciência da importância da preservação, relata o prefeito municipal Marquinhos do Dedé (MDB). “Parabéns a todos os envolvidos, em especial toda a equipe do Sebrae-MT que vem realizando um grande trabalho em nosso município, encerra.

Saiba mais: https://reciclaverdinho.com.br/

Assista o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=n32tSYZjIVA